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Avaliar com amor!

A avaliação é parte integrante do processo de ensino/aprendizagem e atualmente vem ganhando um importante espaço nos processos educativos.
Por ser um etapa essencial, a avaliação deve ser mediadora e continua.
Segundo Antunes (2004), a avaliação deve ser algo permanente e constante, em todos os instantes e em todos os lugares possiveis de se acompanhar dentro da escola, isso vale muito mais que qualquer resultado obtido neste ou naquele instante, através deste ou daquele instrumento.
A avaliação precisa ser um ato amoroso e acolhedor, que sirva como forma de repensarmos nossas praticas pedagogias e nos leve a buscar novas alternativas de ensino.
Abraços!

Alessandra Goelzer Antunes

Métodos e Técnicas de Ensino


Falar hoje em Métodos e Técnicas de ensino é deparar-se com muitas dúvidas, pois cada professor gostaria de ter a melhor técnica bem como o melhor método, algo que realmente funcionasse e solucionasse os problemas que temos no nosso dia-a-dia em sala de aula, como por exemplo salas superlotadas, alunos cansados, desnutidos, enfim os mais divercificados tipos de alunos.

Andreia Arruda

Gestão Educacional


As atividades pertinentes quanto a gestão educacional envolvem tanto comunidade, quanto corpo docente, no que tange anseios e expectativas de ambos os grupos. Para que tal processo seja pleno e satisfatório é necessário que a equipe gestora tenha conhecimento verdadeiro acerca das atividades desenvolvidas com a comunidade escolar. Em outras palvras, quer dizer, que a equipe tenha "tato" para lidar com professores, alunos, pais e demais partícipes dessa construção.

É fato que muitos gestores ocupam tais cargos porque foram eleitos pela comunidade escolar, também que muitos são vocaionados para tal ofício, e não se podia deixar de mensionar, aqueles que brigaram ferrenhamente para sentar-se na cadeira de "manda-chuva".

Isso não é salutar para a educação, fere seus príncipios morais e fragmenta os conhecimentos, apontando assim para um caminho tortuoso e sem sentido algum, em que alunos, professores e comunidade fazem isso ou aquilo porque o "diretor mandou".

Dessa forma, cabe à equipe gestora saber a que veio, e, acima de tudo ter em mente o verdadeiro processo ensino-aprendizagem, saber que o fruto do seu esforço será apresentado lá na frente, e, que ao contrário do que muitos pensam, a construção do saber não se dá apenas na sala de aula, como espaço específico, mas também em todos os lugares os quais a escola oferta a seus alunos. Enfim, a gestão mais adequada é aquela que proporciona elos e trabalha para a manutenção dos mesmos, para que no fim a corrente no se quebre.

Fernada Mello Gonçalves/Pedagogia II/Parfor.

Psicologia da Educação

A Psicologia da Educação é o estudo e pesquisa que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação. Alguns teóricos como Freud, Rogers, Vygotsky, Piaget e outros, são tidos como precursores dos estudos sobre psicologia da educação, sendo referencias comuns nos cursos de pedagogia.
A Psicanálise surgiu com Freud, pois ele acreditava que um dos meios de evitar os sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não repressiva que respondesse aos questionamentos das crianças à medida que eles fossem surgindo, já Piaget com o construtivismo formula a idéia de que o conhecimento é o resultado do processo de interação entre o sujeito e o ambiente circundante.
Se fossemos entrar de cabeça nesse assunto tão complexo que é a psicologia, com certeza ficaríamos anos e anos aqui falando desse assunto tão maravilhoso que é a psicologia, o estudo do comportamento humano, sinto um profundo interesse nessa área e assim que terminar minha licenciatura pretendo fazer uma pós nessa área, pois será muito importante para a minha realização profissional.

Roseli Granville - Pedagogia - Parfor/UPF

Métodos e Técnicas de Ensino


São muitas as técnicas e métodos a serem utilizados e aplicados. Cabe
ao professor observar o objetivo da aula, bem como,a heterogeneidade
de seus alunos e assim escolher o melhor método e técnica de ensino a
ser usado, uma vez que a aplicabilidade de cada uma se dá conforme a
necessidade de sua turma.

Nélis Valduga Welter

Educação Pré-Escolar

Sou professora da Pré-Escola na EMEI Padre Zezinho, apesar do encantamento que envolve o trabalhos com crianças,  enfrento as dificuldades de tal função. Mesmo com os avanços que ocorreram no Brasil e no mundo, percebo que ainda persistem práticas pedagógicas absurdamente inadequadas. É inerente à criança uma profunda receptividade no processo de aprendizagem mas faz-se necessário escolher o caminho a seguir em tal processo, enfatizando, acima de tudo, o lúdico, o aprender-brincando, com respeito e afetividade, oportunizando uma nova percepção de mundo aos pequeninos. 
Crianças brincando | http://www.websoftware.com.br/auau/festa.stm
Sei que não estou sozinha no anseio de fazer o melhor trabalho possível, possibilitando que as crianças se apropriem de seus saberes e cresçam como cidadãos de direito que são.
Até a próxima!

Márcia Pernoncini Lago

Orientação Educacional

É o espaço dentro da escola onde desenvolve-se uma ação em conjunto com a família e a escola, proporcionando aos alunos o seu pleno desenvolvimento, onde a partir do problema detectado atuam de uma maneira preventiva.
Neste sentido o orientador educacional é o profissional que possibilita o outro ser a crescer é o promotor das relações pessoais e interpessoais visando contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem.

Janine Broch

Educação Pré-Escolar

Atualmente as crianças que recebemos na educação infantil, já vem praticamente prontas, pois a algum tempo atrás a criança chegava na escola e nem falava ainda, mas hoje, elas ja sabem melhor que nós educadores a trabalhar na internet, entrando em vários sites, nos deixando perplexos sem saber mais onde busacar novidades para aquele ser tão pequeno e tão inteligente. Precisamos de novas perspectivas para eles, e assuntos que despertem a sua curiosidade, por que caso contrário ficaremos falando para as paredes.

Nélis Valduga Welter

A Educação Pré-Escolar

A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da Educação Básica e destina-se ás crianças com idades a apartir de 2 a 3 anos de idade.
A Educação Pré-Escolar ou Infantil visa o desenvolvimento integral da criança e tem caracteristicas ípróprias que a destinguem dos outros níveis de ensino. Enquanto ato educativo, a Educação Pré-Escolar baseia-se em experiências significativas as quais se desenvolvem num ambiente estimulante, acolhedor e favorecedor das aprendizagens.
A Educação Pré-Escolar ajuda, portanto, a criança a se desenvolver. Estimula percepções e habilidades motoras - elementos facilitadores da aprendizagem.

Educação Profissionalizante

Educação Profissionalizante tem por objetivo criar cursos que garantam perspectivas de trabalho para jovens, facilitando seu acesso ao mercado de trabalho e também para auxílio dos que já estão em exercício mas sentem falta de melhor qualificação para exercerem suas atividades.

Claudete

Importância do Planejamento

Durante toda a vida o ser humano faz planos; está sempre pensando em algo que lhe proporcione melhorias no futuro. Planejar é um processo que estabelece condições para se superar problemas. Planejando é possível otimizar o tempo e estabelecer caminhos para se alcançar êxito na área determinada. Um bom planejamento deve ser adequado ao público-alvo, deve ser bem embasado e apresentar coerência em todos os elementos que o constituem. Planejar não é, de modo algum, encher páginas e páginas com textos e atividades! É fundamental que aquele que planeja tenha conhecimento específico do assunto ao qual irá trabalhar.

Segundo Gandin (2001, p. 83)

é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la. 

No âmbito da educação o planejamento é algo vital! O sucesso educacional está intimamente ligado a um bom e bem articulado planejamento. Ao planejar de maneira responsável o educador busca encontrar respostas; estabelecendo objetivos, meios e fins que conduzam a superação de uma problemática. É uma forma de pensar e prever um futuro mais promissor, mas sem deixar de levar em consideração as experiências passadas, as condições do presente e todo o contexto da questão. Planejar auxilia a ação educativa a trilhar caminhos mais seguros e possibilita a avaliação desta ação. Planejar e avaliar atuam juntos. Avaliar toda a ação, repensar algumas etapas que não foram plenamente satisfatórias e estar aberto a mudanças é fator preponderante para o sucesso de um planejamento seja educacional ou de qualquer outra área.


Para VASCONCELOS (1995, p.56) Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Em suma, o Planejamento Educacional se preocupa com o caminho a ser seguido para se chegar com segurança ao lugar desejado.



Marilene Escandiel da Silva Ferreira (Pedagogia LP - PARFOR)
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